Sua escolha de transporte em Lima dependerá do seu orçamento, da distância e do nível de conforto desejado. É fundamental saber que o trânsito da cidade é extremamente caótico e desorganizado, por isso não recomendamos alugar carro.
Ônibus:
Caóticos, mas com um custo-benefício excelente. Uma passagem pode custar apenas S/ 1 sol. Geralmente, uma pessoa na porta do ônibus grita o destino. Para descer, não há sinalização, então você precisa avisar o cobrador dizendo “bajarse en la siguiente parada” (para descer no próximo ponto) ou “bajarse en [diga o local]” (para descer no local exato). O pagamento é feito quando você desce.
Mototáxi:
Parecem “tuktuks” e também são uma opção econômica. No entanto, assim como os táxis convencionais, é crucial negociar o valor com o motorista antes de entrar para evitar golpes. Informe seu destino, combine o preço e só então inicie a corrida.
Uber e InDrive:
São opções mais confortáveis e seguras. Os preços não costumam ser altos, o que os torna uma ótima escolha, principalmente para distâncias maiores ou quando o conforto é prioridade.
Explorando a pé:
Caminhar é a melhor maneira de conhecer os bairros com calma e apreciar os detalhes que passariam despercebidos dentro de um carro. Essa é a forma mais recomendada de explorar as áreas turísticas.